Infraestrutura

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

1. Ampliar e fortalecer a interação com as representações públicas e privadas para a elaboração e implementação de políticas governamentais ligadas a infraestrutura;
2. Coordenar e viabilizar, junto a instituições públicas e privadas, a execução de obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética.


AÇÕES E PROJETOS EM IMPLEMENTAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE NOVOS PROJETOS

Ações e Projetos em Implementação


Estudo da matriz logística

Tendo em vista o elevado custo para estudar adequadamente a Matriz Logística, de um lado, e de outro, em andamento o planejamento econômico da região, que servirá de base para o estudo completo, se optou pela elaboração de um estudo, visando conhecer a real situação da malha viária e o que deveria ser feito para moderniza-la. Assim, a Amsop e a Agência contrataram empresa especializada que elaborou o Estudo de Tráfego. 

Outra ação foi a articulação de uma assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Transporte, Logística e Modelagem de Sistemas (Translog) da Unioeste, campus Toledo, visando contribuir, pelo menos, com a conceituação e definição de uma matriz logística para a região, com ações no curto, médio e longo prazo, atendendo mais especificamente os modais de transportes rodoviário, ferroviário e aeroviário.

Promover a modernização das estradas do Sudoeste

O Estudo de Tráfego, foi usado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a elaboração de projetos de recuperação e manutenção dos trechos estaduais e federais, bem como subsidiou os estudos de viabilidade da implantação do Corredor Sudoeste - PR 280, e está em curso a implementação do processo da Concessão.

Linha aérea x aeroporto regional

Além disso, no contexto deste Eixo, outro tema que avançou e segue com intensidade em 2016 é a questão aeroviária do Sudoeste, com duas vertentes de atuação: Analise da viabilidade de linha aérea, como ação de curto prazo, e aeroporto regional como solução de médio e longo prazo. Já sinalizado pela SAC a inclusão do novo aeroporto no seu edital, prestes a ser baixado, para o estuo o sítio (local).

Proposição de Novos Projetos


  1. Estudo sobre viabilidade de uma linha aérea para o Sudoeste;
  2. Monitoramento das ações de responsabilidade do setor público para a melhoria da malha rodoviária e o ramal ferroviário;
  3. Estudo para matriz logística do Sudoeste;
  4. Mapeamento de potenciais de energias renováveis do Sudoeste (eólica, solar, biomassa e hídrica);
  5. Projeto de melhoria da infraestrutura para o turismo rural.

PDRI - Plano de Desenvolvimento Regional Integrado - Sudoeste do Paraná
Fone: +55 46 3524-0558