Novas normas de qualidade do leite em debate na Amsop

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Regional

O Ministério da Agricultura promove, entre o fim de agosto e início de setembro, uma série de workshops sobre as novas regras para a qualidade do leite. O evento será organizado em seis cidades do Paraná: Toledo (Oeste), Francisco Beltrão (Sudoeste), Pitanga (Centro), Paranavaí (Noroeste), Londrina (Norte) e Carambeí (Campos Gerais).


Nestes seminários serão fornecidas orientações a produtores, entidades representativas e profissionais relacionados à cadeia de lácteos sobre as normas previstas nas Instruções Normativas (INs) 76 e 77, em vigor desde 30 de maio de 2019. A iniciativa conta com o apoio do Sistema Faep/Senar, Sindicato das Indústrias de Lácteos do Paraná (Sindileite), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Secretaria de Estado da Agricultura, Emater e secretarias municipais de Agricultura.


“A melhoria na qualidade do leite é um fator determinante para os lácteos do Paraná e de todo o Brasil, principalmente porque estamos abrindo um caminho para exportarmos parte da nossa produção. Nas últimas décadas, nós temos trabalhado incansavelmente nesse sentido, o que faz das INs um instrumento importante para perseguirmos esse objetivo”, diz o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Faep e recém-indicado à presidência da Câmara Setorial do Leite do Ministério da Agricultura, Ronei Volpi.


As INs promoveram mudanças em práticas de todo o setor produtivo. Na parte da produção, foram alterados aspectos como organização da propriedade rural, instalações e equipamentos utilizados. Na parte da indústria, foram definidos aspectos como o transporte e higienização de tanques, a necessidade de desenvolver programas de capacitação de fornecedores, quais devem ser os padrões de qualidade do leite antes do processamento, entre diversos outros procedimentos. Um documento elaborado por diversas entidades do setor lácteo do Paraná, com detalhes dos processos e também produtos e serviços pertinentes para adequação, está disponível no site www.sistemafaep.org.br, na seção Serviços.


De acordo com o fiscal federal de agropecuária Rogério Plucheg, o principal objetivo do evento é promover um esclarecimento principalmente aos produtores e indústrias do papel de cada um na melhoria da qualidade do leite no País. “Os eventos vão tratar basicamente das INs 76 e 77, do Programa Mais Leite Saudável e uma palestra complementar sobre amostras a serem enviadas a RBQL [Rede Brasileira de Qualidade do Leite], que tem uma série de cuidados técnicos que precisam ser observados”, antecipa Plucheg.

Serviço
Workshop sobre as instruções normativas 76 e 77 para a produção do leite.
Local: Auditório da Amsop
Horário: 8 às 12h
Dia 22 de agosto

Confira as cidades e as datas dos workshops

Cidade DataToledo 21 de agosto

Beltrão 22 de agosto

Pitanga 23 de agosto

Paranavaí 3 de setembro

Londrina 4 de setembro

Carambeí 5 de setembro


Fonte: JB
 
PDRI - Plano de Desenvolvimento Regional Integrado - Sudoeste do Paraná
Fone: +55 46 3524-0558