Iniciativa

Nos últimos anos as abordagens integradas para o desenvolvimento regional vêm ganhando importância, principalmente pelo entendimento da complexa interdependência entre aspectos sociais, econômicos, políticos, ambientais e institucionais. 

Para enfrentar os desafios impostos pela necessidade de progresso, uma abordagem de desenvolvimento coletiva e descomplicada é necessária. É por meio da cooperação que forças internas à região podem ser consolidadas, que ideias inovadoras podem ser desenvolvidas e que recursos disponíveis podem ser utilizados de forma mais eficiente. A parceria torna possíveis resultados que não seriam alcançáveis por meio da gestão convencional. 

Nesse contexto, conceitos de desenvolvimento regional integrado complementam os caminhos formais e hierárquicos do planejamento estratégico. E foi com base nessa interpretação que a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste - AGÊNCIA e a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná - AMSOP, buscaram a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado - PDRI Sudoeste, um elemento aglutinador que promove a sinergia entre instituições e busca o máximo aproveitamento das iniciativas em prol do desenvolvimento regional. 

Além da AGÊNCIA e AMSOP, o PDRI teve no seu nascedouro as participações fundamentais do SEBRAE/PR, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná - CACISPAR.

ENTIDADES

PDRI - Plano de Desenvolvimento Regional Integrado - Sudoeste do Paraná
Fone: +55 46 3524-0558