Território

Delimitar o território significa dizer de onde até onde vai a disposição geográfica dos municípios que serão alcançados pelas ações e benefícios do PDRI.

Uma clara delimitação do território de atuação permite o desenvolvimento de estratégias adequadas à realidade local, ensejando maiores possibilidades de sucesso às iniciativas desenhadas. Não se trata apenas de definir geograficamente um espaço físico, mas sim de identificar fatores que possam influenciar as atividades de desenvolvimento econômico pretendidas.

No caso do PDRI o território não só tem uma clara definição - Região Sudoeste do Paraná, como também os integrantes das principais instituições têm, como consenso, um entendimento de que um processo integrado de desenvolvimento é necessário para elevar o patamar de competitividade da região. Ou seja, essa tarefa é facilitada pelo histórico de conexões sociais, econômicas e culturais tradicionais do Sudoeste do Paraná.

A estrutura ocupacional e as redes de relações dela oriundas permite a divisão do Sudoeste em subregiões, ou seja, aglomerados de municípios limítrofes constituídos em microrregiões, em que se destacam um ou mais municípios como líderes desse espaço.

PDRI - Plano de Desenvolvimento Regional Integrado - Sudoeste do Paraná
Fone: +55 46 3524-0558