Gestão

Estrutura de Gestão do PDRI

 A estrutura de gestão do PDRI considera o encadeamento dos processos que se iniciam no estabelecimento da Missão e Visão do PDRI e se materializam nos quatro eixos estruturantes, que apresentam seus respectivos objetivos estratégicos. O conjunto dos eixos estruturantes se solidificam nos temas de
interesse, que assumem concretamente a função de consolidar um programa de projetos prioritários. 
 Portanto, uma questão importante no esquema dessa Figura é a relação entre os objetivos estratégicos dos Eixos Estruturantes e os temas de interesse, considerando que, assim, compreende-se a forma como se configurou concretude para a formatação do Programa de Projetos Prioritários do PDRI. 
 Para garantir a execução de projetos prioritários advindos dos temas de interesse do PDRI, contar-se-á com uma estrutura técnica de gestão que contribua para o cumprimento das atividades referentes ao plano tático  operacional do PDRI oferecendo suporte às equipes de projetos. 
 Essa estrutura técnica contará com os seguintes componentes: coordenação executiva e equipe técnica de gestão do Programa de Projetos Prioritários do PDRI. A função e atribuições de cada um desses componentes podem ser descritas da seguinte forma:


Encadeamento dos processos básicos que consolidam a estrutura de gestão do PDRI

Coordenação executiva

Função:

    Gestora do PDRI, representada institucionalmente pela entidade gestora do Plano, ou seja, a Agência de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Paraná – Agência

Atribuições:

  • Garantir a realização do planejamento participativo do PDRI;
  • Promover a integração institucional para o desenvolvimento de projetos prioritários;
  • Gerir as equipes de suporte, a gestão dos projetos e dar apoio administrativo e operacional ao PDRI;
  • Coordenar tecnicamente as reuniões das instâncias de Governança do PDRI, incluindo o Comitê de Monitoramento do Programa de Projetos Prioritários
  • Representar, ou designar representações técnicas, para participação em eventos de interesse do PDRI.

  

Equipe de Gestão do Programa de Projetos Prioritários do PDRI

Função:

  Equipe que se encontra subordinada diretamente à coordenação executiva do PDRI, e que funciona como uma estrutura de suporte ao Programa de Projetos Prioritários do PDRI.

Atribuições:

  • Identificar sinergias entre os projetos prioritários, buscando a convergência de soluções e otimização de recursos;
  • Ofertar aos coordenadores de projetos formulários e documentos, que sejam úteis para um gerenciamento integrado do Programa;
  • Avaliar as oportunidades de novas ações e aprendizados advindos do preenchimento de informações relativas ao histórico e lições aprendidas dos projetos do Programa;
  • Desenvolver sistema de monitoramento e avaliação do Programa de Projetos Prioritários do PDRI;
  • Acompanhar o comportamento dos indicadores internos e externos do sistema de monitoramento e avaliação do PDRI, e contribuir para análise dos cenários para tomada de decisão;
  • Assessorar tecnicamente o Comitê de Monitoramento e Avaliação do Programa, apresentando informações sobre a situação do portfólio de forma integrada;
  • Assessorar tecnicamente o coordenador executivo do PDRI no planejamento do Programa de Projetos Prioritários, assim como, no modelo de funcionamento do Comitê de Monitoramento e Avaliação;
  • Estruturar apresentações, informações técnicas e propostas de encaminhamento como subsídio técnico para as reuniões do Comitê de Monitoramento e Avaliação do Programa;
  • Responsabilizar-se, sempre que possível, pelo gerenciamento de pessoas, aquisições, controle financeiro e monitoramento dos projetos. Essa atividade, sempre que o ente financiador permita, deve ter sua remuneração prevista na taxa de administração do projeto/convênio;
  • Colaborar na realização de treinamentos e capacitações para as equipes de projetos.


Estrutura de Gerenciamento de Projetos do PDRI

 A estrutura de gerenciamento de projetos do PDRI cumpre o objetivo de executar as atividades e tarefas referentes aos projetos do PDRI, considerando o
escopo, qualidade, tempo e custo estabelecidos nos processos de planejamento. 
 Essa estrutura técnica receberá o suporte da equipe de gestão do Programa de Projetos Prioritários do PDRI e, para cumprir com os seus objetivos, contará
com os componentes: grupos de trabalho temáticos e equipes de projetos. 
 Os grupos de trabalhos temáticos representam o instrumento pelo qual os temas de interesse assumem materialidade e, portanto, permitem a participação das partes interessadas(função estabelecimento de metas coletivas) no processo de planejamento que estabelece prioridades e define estratégias para se atingir as metas estabelecidas do PDRI(função coerência e coordenação). As equipes de projetos, por sua vez, assumem o papel de executar os projetos que representam as prioridades de cada grupo de trabalho temático.
Para que esses componentes da estrutura de gerenciamento de projetos cumpram com a sua finalidade de forma efetiva, deve-se destacar o importante papel a ser desempenhado pelos atores desse processo tático-operacional: coordenadores de grupos temáticos, coordenadores de projetos e equipe de projetos. A função e atribuições de cada um deles podem ser apontadas nos termos seguintes:

Coordenação de grupos de trabalho temáticos

Função:

  O integrante do referido grupo temático, com reconhecida experiência e conhecimento na área, tem a finalidade de contribuir na participação das partes interessadas no processo de planejamento e na viabilização dos projetos prioritários, sempre em sintonia com a Missão e Visão do PDRI.

Atribuições:

  • Coordenar reuniões específicas do grupo temático; 
  • Colaborar no processo de mobilização e articulação para viabilizar os projetos prioritários do grupo temático;
  • Contribuir na definição do objetivo/finalidade do grupo temático, considerando o alinhamento com a Missão e Visão do PDRI;
  • Garantir que todo o tipo de iniciativas se pautem pelo escopo de atuação definido pelo objetivo/finalidade do grupo temático;
  • Participar ativamente do Comitê de Monitoramento e Avaliação do PDRI;
  • Colaborar tecnicamente com o PDRI, naquilo que diz respeito à participação em eventos específicos, que tenham relação com o tema de interesse representado pelo grupo temático;
  • Contribuir com a geração e disseminação de informações sobre assuntos referentes ao tema de interesse.

Coordenação de projetos

 Primeiramente, a definição dos coordenadores dos projetos prioritários do PDRI ocorre pelo perfil técnico necessário para a adequada execução dos mesmos. Portanto, os coordenadores são profissionais reconhecidos pelo domínio em determinado assunto, pertinente ao PDRI, e que estão vinculados a uma instituição parceira que possui comprovada experiência e competência técnica para se responsabilizar tecnicamente por um projeto prioritário de determinado tema de interesse. 

Função:

  Coordenar as equipes de projetos garantindo que os mesmos sejam executados dentro do escopo, qualidade, tempo e custo estabelecidos no processo de planejamento.

Atribuições:

  • Responsabilizar-se pela elaboração final do projeto técnico que está sob sua responsabilidade;
  • Promover o planejamento do projeto técnico conforme as características e necessidades específicas do mesmo;
  • Coordenar a equipe do projeto, mesmo quando se tratar de um grupo técnico proveniente de um consórcio institucional;
  • Buscar garantir, de sua parte, o cumprimento de todas etapas do projeto dentro do escopo, prazo, custo e qualidade previstos;
  • Acompanhar a execução financeira e coordenar a estruturação das prestações de contas, de acordo com as exigências solicitadas pelos entes financiadores;
  • Participar das reuniões periódicas do Comitê de Monitoramento e Avaliação apresentando o status solicitado do projeto sob sua responsabilidade


Equipe dos projetos do PDRI

Função:

 As equipes componentes dos projetos prioritários do PDRI se ocupam de cumprir as tarefas delineadas no quadro detalhado de atividades, e respondem diretamente ao coordenador do projeto.

Atribuições:

  • Contribuir na estruturação do projeto, principalmente no que trata da metodologia de trabalho, cronograma, orçamento, análise de riscos, plano de atividades e quadro detalhado de atividades;
  • Responsabilizar-se tecnicamente por ações descritas no plano de atividades, e suas respectivas tarefas desdobradas no quadro detalhado;
  • Colaborar no monitoramento e avaliação da execução das atividades do projeto, e suas respectivas tarefas, principalmente no que se refere àquelas que estão sob sua responsabilidade técnica;
  • Auxiliar na otimização dos recursos físicos, econômicos e financeiros preservando a qualidade dos resultados do projeto;
  • Cooperar para a obtenção do balanceamento adequado da qualidade do projeto, principalmente no que diz respeito aos componentes da tripla restrição: gerenciamento do escopo, prazo e custo.

PDRI - Plano de Desenvolvimento Regional Integrado - Sudoeste do Paraná
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