Diagnóstico

O diagnóstico Socioeconômico Regional foi realizado com o objetivo de identificar oportunidades e carências do Sudoeste para Compor o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado. 

Visando o perfeito alinhamento entre o resultado verificado e a percepção das lideranças do Sudoeste, foi realizado uma pesquisa qualitativa que abordou aspectos sociais, econômicos, ambientais e institucionais. O universo da pesquisa, enquanto dados primários, foi formado por mais de 100 líderes de diversas representações regionais. 

Quanto aos dados secundários avaliados, foram tomados por base os índices IFDM e IFGF gerados pela Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN – atualizados anualmente e que sintetizam por um lado as dimensões saúde, educação e renda, e de outro lado, uma análise detalhada acerca da qualidade gestão fiscal municipal, cujos dados são oriundos de informações oficiais transmitidas a cada bimestre pelas Prefeituras dos Municípios para o Tribunal de Contas e deste a Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda.

PDRI - Plano de Desenvolvimento Regional Integrado - Sudoeste do Paraná
Fone: +55 46 3524-0558